Relembre os maiores feitos do meia Alex pelo Cruzeiro
A nação estrelada está em festa para celebrar o aniversário do eterno camisa 10 Alex. Ídolo por onde passou, o Talento Azul, como ficou conhecido entre os torcedores do Cruzeiro, cravou o seu nome na história do clube mineiro. Ao todo, foram 121 jogos com a camisa da Raposa, com 64 gols e 61 assistências. De fato, números extraordinários.
O meia celebra 45 anos de vida nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2022. Ao longo de sua carreira, Alex soma passagens vitoriosas e históricas por Cortiba, Palmeiras e Fenerbahçe. Atualmente, ele comanda o São Paulo sub-20, porém, apenas até o final do ano.
Os números da passagem de Alex pelo Cruzeiro
Não há dúvidas, Alex é o maior ídolo da história recente do Cruzeiro. Protagonista na Tríplice Coroa de 2003, quando a Raposa conquistou o Campeonato Mineiro, o Brasileirão e a Copa do Brasil, o armador foi a principal liderança daquele elenco, dentro e fora de campo. Para se ter uma ideia, no dito ano, o clube estrelado conquistou o estadual de forma invicta.
Impossível seria falar de Alex sem lembrar do título da Copa do Brasil de 2003. Naquele torneio, o eterno craque teve, para variar, uma atuação de gala na final diante do Flamengo. No jogo de ida, o Talento Azul silenciou um Maracanã lotado ao marcar o primeiro gol do jogo, de letra, em uma linda jogada da Raposa. A partida terminou empatada em 1 a 1.
No confronto de volta daquela final, diante de um Mineirão em festa, o astro deu três assistências para os 3 a 1 que garantiram o título do Cruzeiro. Vale destacar que o primeiro dos tentos celestes foi marcado no minuto inicial, com Deivid. Os outros gols foram anotados por Aristizábal e Luisão, respectivamente. Todos de cabeça após cruzamentos de Alex.
No Brasileirão de 2003, o Cruzeiro foi líder durante quase todo o campeonato. O título veio com a vitória sobre o Paysandu, no Mineirão. Infelizmente, quis o destino que Alex não estivesse em campo por ter recebido o terceiro cartão amarelo da rodada anterior.
Contudo, nada tirou o brilho da campanha que Alex fez com o Cruzeiro. Para se ter uma ideia, a equipe estrelada terminou a Série A do Brasileirão com 100 pontos, 13 de vantagem em relação ao Santos, segundo colocado. Além disso, a Raposa marcou 102 gols em 46 jogos. À época, o torneio contava com a participação de 24 clubes.