Quem foi o primeiro argentino a jogar pelo Cruzeiro?
Em mais de 100 anos de história, o Cruzeiro já teve atletas de diferentes partes do mundo. Foi fundado por italianos, e possui diversos estrangeiros que vestiram a camisa celeste.
15 jogadores argentinos jogaram no Cruzeiro, se tornando o país que estrangeiro com mais atletas no clube.
Dentre eles, estão: Ariel Cabral (jogador estrangeiro com mais atuações pelo clube), Lucas Romero, Perfumo, Sorín, Montillo, Ábila, Mancuello, Farías, Barcos, Martinuccio, Sanchéz Miño, Pisano, Messidoro, Rudman, Prediger.
Mas você sabe qual foi o primeiro argentino a vestir a camisa do Cruzeiro?
Foi o lendário zagueiro Roberto Perfumo, também conhecido como Marechal.
Nascido na Argentina em 1926, Perfumo teve uma grande carreira no futebol. É considerado um dos melhores zagueiros que a argentina já teve, e era conhecido pela sua raça indiscutível. Tanto é que foi titular da seleção por mais de 10 anos, disputando os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964, e os mundiais de 1966, enquanto atuava no Racing, da Argentina, e de 1974, quando jogava com o Cruzeiro.
Sua passagem pela Raposa foi de 1971 a 1974. Fez 138 jogos e marcou 6 gols. Além disso, foi campeão do Campeonato Mineiro (1972, 1973, 1974) e Taça Minas Gerais, de 1973.
Foi eleito para integrar a Seleção Argentina de todos os tempos, em votação promovida pela AFA, além de estar no “Time dos Sonhos” do Cruzeiro, em eleição da revista Placar, realizada em 2006.
O ex-zagueiro morreu em 2016, devido a uma queda que ocasionou um traumatismo craniano.