Cria da Toca brilha na Série A e deixa torcida do Cruzeiro na saudade
Formado nas categorias de base do Cruzeiro, o goleiro Gabriel Vasconcellos foi anunciado pelo Coritiba para esta temporada. O jogador, apesar de ter vindo da Toca da Raposa, não chegou ao profissional do time e foi fazer sua carreira na Europa, onde ficou por 10 anos.
Gabriel se destacou, de fato, com as seleções de base, tendo sido campeão sul-americano e mundial sub-20, em 2011, e prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012, sob o comando de Mano Menezes, ex-Cruzeiro que hoje defende as cores do Internacional.
O desempenho o levou ao Milan, mas pelo gigante italiano não teve muitas oportunidades. O goleiro, a partir de então, rodou por diversos clubes do país e esteve, por último, no Lacce, onde conquistou o acesso à primeira divisão da Itália.
Fato é que após mais de dez anos longe dos gramados brasileiros, o goleiro Gabriel Vasconcellos finalmente fez sua estreia pelo Coritiba, na vitória por 2 a 0 diante do Atlético-GO, no último domingo (11), no Couto Pereira.
O arqueiro, inclusive, teve um papel fundamental no triunfo que tirou o Coxa da zona de rebaixamento da Série A do Brasileirão. Quando a partida ainda estava 0 a 0, Gabriel fez uma intervenção importantíssima que evitou o gol do adversário.
A história de Gabriel e Rafael Cabral, goleiro do Cruzeiro
Gabriel Vasconcellos divide uma história com Rafael Cabral, arqueiro do Cruzeiro. Após o seu bom desempenho na seleção sub-20, quando Gabriel foi titular nos títulos do Sul-Americano e depois do Mundial, em 2011, ele foi convocado para as Olimpíadas de Londres.
Nos Jogos Olímpicos de 2012, Gabriel Vasconcellos foi escalado, inicialmente, apenas como o terceiro goleiro. Porém, conquistou a titularidade na terceira partida, após uma lesão de Rafael Cabral, titular, e o início ruim de Neto, o segundo goleiro do time de Mano Menezes.
Naquela edição, o Brasil perdeu a final para o México, que conquistou o seu primeiro título olímpico, com um gol marcado aos 29 segundos de jogo. A Seleção Brasileira ficou com a prata pela terceira vez na história dos Jogos Olímpicos.