Cruzeiro não toma reconhecimento e pode destruir marca de gigante paulista
Em uma profecia deveras previsível, pode-se cravar que o Cruzeiro estará na Série A do Brasileirão de 2023. Com 62 pontos conquistados até aqui, o clube estrelado tem 18 de vantagem em relação ao Londrina, primeiro time fora do grupo de acesso à elite nacional.
A nove rodadas do fim, 27 pontos estão em jogo. A torcida do Cruzeiro vive a expectativa da Raposa celebrar o acesso matemático diante do Vasco, daqui a dois jogos. Porém, para isso acontecer, o time de Pezzolano, além de contar consigo, terá que ser amigo da sorte.
O primeiro passo é vencer o CRB neste sábado (17). O Cruzeiro viaja a Maceió, onde ficará frente a frente com o clube alagoano, em compromisso válido pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Vale destacar que Neto Moura volta ao time após suspensão.
Além disso, o torcedor cruzeirense terá que torcer por um tropeço do Londrina, que joga fora de casa contra o Tombense, ou do Vasco, que recebe, em São Januário, o Náutico, lanterna desta edição do torneio, porém, que vem de duas vitórias consecutivas no campeonato.
Se o Cruzeiro vencer o CRB, e Vasco ou Londrina tropeçarem na rodada, bastará uma vitória simples da Raposa no clássico contra o clube carioca para a matemática aceitar o acesso do time estrelado. O duelo acontecerá em 21 de setembro, no Gigante da Pampulha.
O que precisa acontecer para o Cruzeiro voltar à Série A?
O Cruzeiro pode confirmar o acesso na 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Caso isso aconteça, o time de Paulo Pezzolano terá mais uma marca história na temporada. Corinthians e Portuguesa dividem o recorde de acesso ‘mais cedo’ à Série A. Ambos subiram na 32ª rodada.
Aquele time do Corinthians, aliás, detém a maior pontuação da Série B, desde que foi adotado o modelo de pontos corridos. Em 2008, o Timão encerrou o campeonato nacional com 85 pontos conquistados. Para alcançá-lo, a Raposa só pode perder quatro pontos.
Ao certo, a torcida celeste anseia o acesso matemático, mas já celebra o retorno à elite do futebol brasileiro. No último jogo do Cruzeiro, por exemplo, na vitória sobre o Operário, no Mineirão, torcedores e atletas, ao apito final, não seguraram a empolgação. Pezzolano, no entanto, afirmou que vai esperar a confirmação numérica da ascensão estrelada.