Edu vai além e pode ultrapassar marca histórica no Cruzeiro
Após inúmeros problemas ofensivos nas últimas temporadas, o Cruzeiro finalmente acertou em cheio na contratação de Edu, o homem gol da equipe celeste. Além de marcar três gols nas últimas quatro partidas, o atacante é credenciado como um dos maiores artilheiros da década pela Raposa.
Viveu uma má fase de 13 jogos sem marcar, mas virou a chave no duelo contra o Náutico, no Independência, pela 26ª rodada, e fez o primeiro gol da goleada por 4 a 0 para cima dos pernambucanos.
Desde então, o centroavante vem sendo um dos destaques da equipe de Paulo Pezzolano. Na rodada seguinte, marcou o gol do empate em 1 a 1 contra o Sampaio Corrêa, em São Luís, além do único gol da partida contra o Operário, na quinta-feira (9), no Mineirão.
Desta maneira, Edu alcançou a marca de 19 gols em 41 jogos pelo clube, se tornando o quarto maior artilheiro da Raposa nos últimos dez anos, empatado com Borges, que é terceiro colocado no ranking.
O camisa 99 está a dois gols de igualar Fred (em segundo lugar), que detém a marca de 21 gols em 54 partidas disputadas. A primeira colocação está com Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, oportunidade na qual ambos fizeram 24 gols, em 2014.
Se quiser bater o recorde histórico, Edu terá que fazer mais cinco gols em nove partidas restantes.
Artilheiro
Pelo Brasileirão Série B, fez oito gols em 26 partidas. Está atrás de Gabriel Poveda na artilharia, que já fez 14. Pela Copa do Brasil, disputou cinco partidas e marcou quatro gols. E pelo Campeonato Mineiro, marcou sete, em 10 confrontos.
Sua melhor marca de gols em um ano foi em 2017, marcando 11 vezes pelo Itaboraí, oito pelo Brusque e um pela Portuguesa-RJ.