Cruzeiro já tem a melhor campanha da história na Série B?
Com a vitória do Cruzeiro sobre o Operário, na noite da última quinta-feira (08), a equipe estrelada chegou aos 62 pontos ao final da 29ª rodada da Série B do Brasileirão. Ao certo, ainda que os caprichos da matemática não permitam cravar, a Raposa garantiu o acesso.
O time comandado por Paulo Pezzolano abriu para 11 pontos a vantagem sobre o vice-líder Bahia e, ainda mais importante, 21 pontos de frente para o Londrina, quinto colocado, isto é, o primeiro time fora do seleto grupo de classificação à elite do futebol brasileiro de 2023.
A campanha do Cruzeiro é mesmo extraordinária. Ao longo de toda a história da Série B em pontos corridos, ou seja, desde 2006, apenas seis clubes conseguiram chegar a esta altura do campeonato com uma pontuação superior a 60.
A temporada do Cruzeiro na Série B
O Cruzeiro segue absoluto na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe celeste tem, por exemplo, o melhor ataque e a melhor defesa da competição. Além disso, é o time com mais pontos conquistados dentro e fora de casa. Em outras palavras, a Raposa está sobrando.
Contudo, até aqui, o Cruzeiro tem a terceira melhor campanha da história da Série B por pontos corridos. Ao final da 29ª rodada, apenas dois times tinham uma pontuação maior do que a do Cruzeiro: o Palmeiras, em 2013, com 65 pontos, e o Corinthians, em 2008, com 63.
O Cruzeiro de Paulo Pezzolano vem logo em seguida, com 62 pontos conquistados em 29 jogos. O recorde da Série B pertence ao Timão, que terminou o campeonato daquele ano com 85 pontos conquistados. Para alcançá-lo, a Raposa só pode perder mais quatro pontos.
Além disso, apenas outros três clubes conseguiram chegar a, pelo menos, 60 pontos em 29 rodadas: o Criciúma (61 pontos em 2012), o Vitória (60 pontos em 2012) e a Portuguesa (60 pontos em 2011). Vale destacar que todos os times citados conseguiram o acesso.
Próximo compromisso do Cruzeiro
O Cruzeiro terá mais de uma semana para se preparar para o próximo compromisso, a ser realizado no sábado (17), às 20h30, contra o CSA. A partida, válida pela 30ª rodada da Série B do Brasileiro, será realizada no estádio Rei Pelé, em Maceió. Willian Oliveira será desfalque.